terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Feira de Ciências-Teoria X Prática na Escola Idalina


Nos dia 19, 20 e 21 de novembro a escola Idalina realizou mais um Circuito Cultural apresentando trabalhos e experiências criadas pelos alunos e professores envolvendo os mais variados assuntos.  A Feira de Ciências foi o foco das descobertas com: exposição de maquetes de paisagens naturais e túnel dos dois mundos: sustentável e o mundo degradado; astronomia; experiências explorando a eletricidade e confecção de pilhas com materiais diversos; areia movediça e Workshop sobre a produção da cachaça apresentado por Diego Flausino aos alunos da escola e convidados.
Nos dias 20 e 21 de novembro os alunos prepararam danças, teatros e receberam os prêmios e medalhas de participação em Olimpíadas e Concursos, com destaque ao aluno Renan premiado nas olimpíadas de matemática e que representará nossa escola na Argentina no próximo mês.
Para enriquecer  ainda mais as atividades durante esses dias a Empresa Documento São Paulo em parceria com AES-Tietê- realizou Exposição Oficina do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural – Aproveitamentos Hidrelétricos da AES Tietê SP/MG, com os profissionais e palestrantes:
Lucas Bernalli-Geógrafo e Arqueólogo; Ezequiel Barel Filho-Historiador; Leandro Landin-Arqueólogo.  1º dia - palestra com o tema: Patrimônio Cultural- Brasil Regional- Legislação- Tratamento desse patrimônio IPHAN- Órgão Federal e Circuito Cultural- Banners que apresentam o programa com os empreendimentos da AES, todos expostos na quadra da escola;
2º dia -  Aula prática- Sítio Escola. Ambiente da arqueologia Experimental
3º dia – Fechamento- Laboratório de Arqueologia - resgate da história, conhecimento sobre a pré-história - os períodos; apresentação das profissões dos palestrantes.

A riqueza de informações e a contextualização dos conteúdos em aulas práticas vivenciadas pelos alunos promoveram a teoria associada à prática o que possibilita a construção do conhecimento e sua apropriação. Parabéns a todos os alunos, professores e funcionários que contribuíram para a realização de mais um evento de sucesso na escola.

SImulação do trabalho em sítio arqueológico

Alunos apresentando experiências

Palestras

Para ver todas as fotos acesse o link abaixo: 


domingo, 23 de novembro de 2014

Fotos da Feira Cultural e de Ciências 2014 já estão disponíveis

As fotos da Feira Cultural e de Ciências da Escola Idalina já estão disponíveis!
Clique no link abaixo para conferir mais de 600 fotos do evento:

https://plus.google.com/photos/106954180382567372242/albums/6084290692967321937


Obs: Os vídeos serão disponibilizados ao longo da próxima semana e apresentarão:
- Palestra da AES sobre o trabalho do arqueólogo;
- Experimentos da Feira de Ciências.  

Se preferir, acompanhe as atualizações pelo site da escola:

www.escolaidalina.xpg.com.br

sábado, 22 de novembro de 2014

Pâmela é Deputada Jovem por um dia

A aluna Pâmela Aquilante Lopes, do 9ºano, participou da edição 2014 do Parlamento Jovem Paulista. Ela ocupou uma das 94 cadeiras como Deputado Estadual e vivenciou a atuação política através da elaboração de projetos de lei. 

A aluna Pâmela, na Assembleia Legislativa, com a Coordenador Lucilene

Feira Cultural e de Ciências agita Escola Idalina

Com os objetivos de abrir as janelas da curiosidade, incentivar habilidades no campo científico e cultural e despertar a consciência das questões ambientais, a Equipe Gestora, professores, alunos e funcionários da Escola Idalina realizaram nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2014, na unidade escolar, a Feira de Ciências e Cultura 2014. 
Entre as diversas atividades desenvolvidas destacaram-se: Exposição AES Eletropaulo e "Os Oito R's" no Espaço de Convivência; Exposição didática e experimental no Laboratório Antônio Ponce; Workshop Práticas em Química, com Diego Flausino; apresentação de danças; peças teatrais e entrega de premiação aos alunos. 
Todos os vídeos e mais de 600 fotos do evento estarão disponíveis neste blog e no site da escola (www.escolaidalina.xpg.com.br) a partir das 15h do domingo (23/11) 


Alunos apresentando seus experimentos para a Diretora de Educação de Bariri, Cinira Mazotti e para a Coordenadora do Ensino Médio, Flávia. 


sábado, 19 de julho de 2014

COMUNICADO IMPORTANTE!

Em atendimento à legislação eleitoral (Lei nº 9.504/1997), os demais conteúdos desse site ficarão indisponíveis de 5 de julho de 2014 até o final da eleição estadual em São Paulo.


domingo, 1 de junho de 2014

Escola Idalina apresenta bom desempenho em Olimpíadas Internacionais de Matemática

Os alunos do 3ºano A da EE ProfªIdalina Vianna Ferro conquistaram medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras. A Olimpíada é uma iniciativa da Academia de Strasbourg, França, e é coordenada no Brasil pela Rede POC com apoio do Consulado da França em São Paulo, da Faculdade Metodista de São Paulo e do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
A Olimpíada Sem Fronteiras tem caráter diferenciado, pois as provas são realizadas não individualmente, mas em grupo.Durante duas aulas, os alunos devem responder a questões abertas de matemática, sendo o primeiro dos problemas formulado em língua estrangeira e o mesmo deve ser respondido na língua escolhida (espanhol, inglês ou francês).
"As questões dão situações-problema propostas em que é permitido o uso de materiais de pesquisa, mas é levado em consideração as habilidades de elaboração de soluções. Cada classe deve escolher apenas uma resolução de cada problema, que deve representar a classe", explica a equipe escolar. 
Os problemas são corrigidos pelos professores da escola que enviam as provas da classe com melhor desempenho nas respostas. Além  do 3ºA, outras classes conquistaram a medalha de bronze: 8ºB, 1ºA  2ºA.
Esta é a segunda conquista de alunos da Escola Idalina em Olimpíadas de Matemática. Três alunos já foram premiados na Olimpíada Internacional Canguru de Matemática no Brasil em 2014. São eles: Renan Felipe Bergamaschi de Morais (Prata), Guilherme Giovani Pessuto e Arthur Honorato Pereira (bronze). 


Alunos produzem maquetes sobre o tema "Energias Renováveis" e "Não renováveis"

Os alunos do 8º ano A e B, durante as aulas de geografia da Profª Suzana, estudaram o tema "Energias Renováveis e Não Renováveis".  O objetivo das aulas foi conscientizar o grupo discente sobre a importância da utilização da energia renovável (solar, eólica, maremotriz e hidrelétrica). Além disso, foram discutidos os malefícios da energia não renovável (petróleo, carvão mineral e nuclear).
No final dos estudos, os alunos tiveram que construir maquetes que representassem as diferentes matrizes energéticas.
Para saber mais sobre energias renováveise não renováveis, clique no link abaixo:
http://www.ecoconsciente.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=104

Veja as fotos das maquetes produzidas pelos alunos:
Usina hidrelétrica (energia renovável)

Usina nuclear (energia não renovável)

Usina termelétrica (Energia não renovável)

Usina  hidrelétrica  (energia renovável)

Energia renovável

Energia eólica (renovável)