quinta-feira, 8 de maio de 2014

Escola Idalina realiza plantio de árvores

Na quinta-feira, 08 de maio, alunos da Escola Idalina acompanhados por professores, funcionários e equipe gestora realizaram o plantio de árvores no entorno escolar. O Sr.  Marcos Antonio Silva, chefe do viveiro municipal de Bariri e inspetor de alunos no período noturno também esteve presente e auxiliou nos trabalhos desenvolvidos.
No total foram plantadas 17 mudas, as quais ficaram protegidas em caixas de madeiras pintadas aos finais de semana pelos educadores universitários do Programa Escola da Família. Os alunos do Ensino Fundamental, por sua vez, orientados pelos professores de ciências elaboraram frases de conscientização sobre a importância de preservar a natureza. As frases foram estampadas nas caixas de proteção. 
A atividade, conforme estabelece o Eixo Meio Ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) teve como premissa estimular que o aluno identifique-se como parte integrante da natureza e sinta-se efetivamente ligado a ela, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio em que vive. Na sequência, fotos da ação:

Marcos Silva, chefe do viveiro municipal,com alunos da escola.

A vice-diretora Leodir.

Alunos e equipe escolar durante a plantio.

No centro, a diretora Lia Maura conversando com os alunos

As frases foram elaboradas pelos alunos do Ensino Fundamental. À esquerda, Isaías Santos, Gestor de Meio-Ambiente da Prefeitura Municipal.

Veja todas as fotos no link abaixo: 


quarta-feira, 7 de maio de 2014

Alunos da Escola Idalina participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2014

Alunos da Escola Idalina, coordenados pela Profª  Verônica Venturini Ticianelli, da disciplina de Geografia, estão participando da OBA (Olimpíada Brasíleira de Astronomia) e da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes).
 A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela.
Na última quarta-feira, dia 08 de maio, os alunos da Escola Idalina realizaram uma mostra de foguetes na Praça da Juventude. Os foguetes foram desenvolvidos utilizando garrafas PET e um sistema de pressão hidráulica através de bomba de encher bolas e pneus.
A atividade agradou e agitou bastante toda a garotada.
Veja as fotos:






Para ver mais fotos e vídeos acesse: 

Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino (2a edição) encerra seu 3° encontro presencial

Terminou nesta quarta-feira, 07/05, o terceiro encontro presencial do curso Melhor Gestão Melhor Ensino  (MGME) - 2a ed. A iniciativa, direcionada aos gestores das escolas estaduais, foi conduzida pelas supervisoras Maria Beatriz de Oliveira e Janete Nassar, da Diretoria de Ensino de Jaú.
Os objetivos do MGME são: oferecer formação continuada aos gestores de todas unidades escolares que atendam o último ano do Ciclo Intermediário (6°ano) e Ciclo Final (7° ano e 9° ano); promover o fortalecimento da gestão escolar e da prática docente, articulando os conteúdos das diferentes áreas e o aprimoramento das competências leitoras e escritoras e, finalmente, propiciar a reflexão e socialização de práticas que possam fortalecer a gestão pedagógica, de modo a promover a melhoria da qualidade da educação.
Em 2013, participaram do curso a diretora da unidade escolar, Profa Lia Maura Belluzzo Queiroz Foloni,  a vice-diretora, Leodir Vendrametto e a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Lucilene Grigolin. Nesta segunda edição, o vice-diretor Danilo de Oliveira, responsável pelo Programa Escola da Família, está participando da formação continuada oferecida pelo governo paulista. 

O curso é composto por aulas presenciais e à distancia no ambiente AVA. O próximo encontro presencial está previsto para o dia 20/05/14.

Na imagem, as supervisoras Beatriz e Janete durante o curso 

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Comemoração cívica agita Escola Idalina

Na quarta-feira, 30 de abril, a escola Idalina realizou comemoração cívica para celebrar o 1° de maio (Dia do Trabalho), o Dia das Mães (8 de maio) e outras duas datas já transcorridas, o Dia do Índio (19/05) e Tiradentes (21/05).
A diretora da unidade escolar, Profa Lia Maura Belluzzo Queiróz Foloni abriu a solenidade discorrendo sobre as datas. Em seguida, ocorreu a entoação do Hino Nacional Brasilero e do Hino de Bariri.
Os alunos apresentaram poemas, jograis e teatro. Pais de alunos, com diferentes profissões, estavam presentes e foram homenageados por causa do 1° de maio.
Finalizando, ocorreu a posse do Grêmio Estudantil "21 de Serembro".

Painel criado pelos alunos
Diretora Lia Maura discorrendo sobre as datas

Alunos do 8○ ano apresentaram o teatro "O trabalho"
Pais de alunos foram homenageados durante a Comemoração
Alunos do grêmio e o Prof. Danilo, responsável pelos jovens na unidade escolar

Escola Idalina realiza primeira reunião de pais e mestres de 2014

A Escola Idalina realizou nesta quarta-feira, 29/04, a primeira reunião de pais e mestres do ano de 2014. A diretora da unidade escolar, Lia Maura Belluzzo Queiróz Foloni, iniciou o encontro discorrendo sobre os projetos da escola para o presente ano, os índices de faltas dos alunos, o resultado do Saresp 2013, entre outros temas. Em seguida, os responsáveis foram encaminhados para as salas de aulas para conversarem com os professores e receberem os boletins com as notas discentes do bimestre.
O encontro e diálogo com os pais é de extrema importância para a melhoria da qualidade do ensino. Em 2014, a escola já realizou reuniões indiviuais por classe e uma reunião geral dentro do Projeto "Um dia na Escola do Meu Filho".
Na sequência, fotos da reunião.

Pais presentes na reunião do período da manhã

Diretora da escola, Lia Maura, conversando com os pais

domingo, 27 de abril de 2014

Jogos de basquete agitam os domingos do Programa Escola da Família

O Brasil é o país do futebol. Entretanto, a turma que frequenta as manhãs  de domingo do Programa Escola da Família preferem utilizar as mãos ao invés dos pés. O grupo, fã do basquete, é composto pelo Prof. Kléber, ex-alunos e membros da comunidade baririense.
A atividade é aberta a todos que gostam do esporte e tem início às 9h.
Na sequência, veja as fotos:

Escola da Família realiza orientação vocacional aos domingos

O Programa Escola da Família está realizando todos os domingos, às 10h, encontros que tem como principal objetivo auxiliar alunos da escola e jovens da comunidade na escolha da profissão. A atividade está sendo coordenada pela educadora universitária Cláudia Scachetti e pela estudante Silviane Rossi Tonin, ambas cursando o 3° ano do curso de Psicologia da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab, de Jaú. Cláudia enfatiza que a atividade é aberta a toda comunidade escolar e que podem participar pessoas que já concluiram o Ensino Médio.