sexta-feira, 23 de maio de 2014

Alunos realizam debate durante aulas de Filosofia e Sociologia

Os alunos do 3º ano A e B, do Ensino Médio, realizaram um projeto interdisciplinar envolvendo as matérias de Filosofia e Sociologia. Foram orientados pelas professoras Elisa Ferrari Justulin e Maria Laura de Lima Musegante.
Através da iniciativa puderam realizar um debate sobre temas polêmicos da atualidade.
Segundo as professoras, o objetivo do trabalho foi despertar nos jovens o senso crítico e a capacidade de argumentação na defesa de suas ideias. Além disso, a aquisição de conhecimentos sobre temas atuais poderão contribuir de forma decisiva para a realização de redações em vestibulares e outros exames, como o ENEM. 
Na sequência fotos da atividade em sala de aula: 

Todos os alunos puderam realizar questionamentos ao colegas e expressar sua opinião

Professora Maria Laura, ao fundo, conduzindo o debate.

Professora Elisa, ao fundo, na frente do mapa, avaliando a atuação discente.
Os alunos puderam discutir diversos temas da atualidade.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Escola da Família recebe integrantes do projeto "Crescendo com Cristo"

No domingo, dia 19 de maio, a equipe do Programa Escola da Família, da EE Profª Idalina Vianna Ferro, recebeu integrantes do projeto "Crescendo com Cristo", da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira, sob responsabilidade do pastor Jorge Bruno da Silva.
O grupo realiza ação que envolve crianças e jovens da Casa Abrigo de Bariri, os quais semanalmente recebem a palavra de Deus e participam de ações recreativas.
Neste dia, todos puderam jogar tênis de mesa, futsal e vôlei na quadra da unidade escolar.
Segundo Danilo de Oliveira, responsável pelo PEF, ações como esta são de extrema importância e são muito bem vindas, visto que favorecem a formação de uma cultura de paz na comunidade, independentemente de crenças religiosas.
Na sequência, foto da equipe do projeto "Crescendo com Cristo".

Equipe do projeto durante visita ao Programa Escola da Família

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Alunos da Escola Idalina participam da OBA 2014

Os alunos  da escola Idalina, nesta sexta-feira (16/05), participaram da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) e a MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela.
Veja as fotos: 




quinta-feira, 15 de maio de 2014

Escola Idalina faz a abertura da COPALINA

Na sexta-feira, dia 09 de maio, ocorreu a abertura da COPALINA (Copa da Escola Idalina).
O evento tem como principal objetivo celebrar a realização da Copa do Mundo 2014 estimulando a prática de atividades esportivas e promovendo atividades culturais referentes ao tema.
Cada classe representa um país e foi dividida em diversos grupos para a execução de diferentes tarefas. Cabe ao técnico do time (o professor conselheiro) organizar e orientar seus alunos durante todo o evento.
Entre os dias 05/04/14 e 08/05/14 cada classe, sob a orientação do conselheiro, realizou as seguintes atividades:
  1. Pesquisa sobre a história do país sorteado, elaboração de cartaz informativo e criação de breve texto de apresentação do país para leitura no dia da abertura da COPALINA.
  2. Confecção da bandeira do país.
  3. Formação e preparação das cheerleaders.
  4. Pesquisa e ensaio para apresentação de uma dança típica do país a ser representado.
  5. Confecção do uniforme do time para disputa do campeonato de futsal.
  6. Confecção de um mascote.
O campeão será conhecido somando os pontos das tarefas supracitadas e a pontuação do campeonato de futsal.
Veja na sequência algumas fotos da abertura:
Alunos representantes da Grécia

Professores da escola avaliaram a apresentação de cada classe

Alunos do Ensino Fundamental durante apresentação do grupo

A diretora Lia Maura apresentando as equipes

Jogo de abertura 3ºA (Brasil) x 3ºB (Espanha)



Para acessar todas as fotos acesse:


quinta-feira, 8 de maio de 2014

Escola Idalina realiza plantio de árvores

Na quinta-feira, 08 de maio, alunos da Escola Idalina acompanhados por professores, funcionários e equipe gestora realizaram o plantio de árvores no entorno escolar. O Sr.  Marcos Antonio Silva, chefe do viveiro municipal de Bariri e inspetor de alunos no período noturno também esteve presente e auxiliou nos trabalhos desenvolvidos.
No total foram plantadas 17 mudas, as quais ficaram protegidas em caixas de madeiras pintadas aos finais de semana pelos educadores universitários do Programa Escola da Família. Os alunos do Ensino Fundamental, por sua vez, orientados pelos professores de ciências elaboraram frases de conscientização sobre a importância de preservar a natureza. As frases foram estampadas nas caixas de proteção. 
A atividade, conforme estabelece o Eixo Meio Ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) teve como premissa estimular que o aluno identifique-se como parte integrante da natureza e sinta-se efetivamente ligado a ela, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio em que vive. Na sequência, fotos da ação:

Marcos Silva, chefe do viveiro municipal,com alunos da escola.

A vice-diretora Leodir.

Alunos e equipe escolar durante a plantio.

No centro, a diretora Lia Maura conversando com os alunos

As frases foram elaboradas pelos alunos do Ensino Fundamental. À esquerda, Isaías Santos, Gestor de Meio-Ambiente da Prefeitura Municipal.

Veja todas as fotos no link abaixo: 


quarta-feira, 7 de maio de 2014

Alunos da Escola Idalina participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2014

Alunos da Escola Idalina, coordenados pela Profª  Verônica Venturini Ticianelli, da disciplina de Geografia, estão participando da OBA (Olimpíada Brasíleira de Astronomia) e da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes).
 A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela.
Na última quarta-feira, dia 08 de maio, os alunos da Escola Idalina realizaram uma mostra de foguetes na Praça da Juventude. Os foguetes foram desenvolvidos utilizando garrafas PET e um sistema de pressão hidráulica através de bomba de encher bolas e pneus.
A atividade agradou e agitou bastante toda a garotada.
Veja as fotos:






Para ver mais fotos e vídeos acesse: 

Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino (2a edição) encerra seu 3° encontro presencial

Terminou nesta quarta-feira, 07/05, o terceiro encontro presencial do curso Melhor Gestão Melhor Ensino  (MGME) - 2a ed. A iniciativa, direcionada aos gestores das escolas estaduais, foi conduzida pelas supervisoras Maria Beatriz de Oliveira e Janete Nassar, da Diretoria de Ensino de Jaú.
Os objetivos do MGME são: oferecer formação continuada aos gestores de todas unidades escolares que atendam o último ano do Ciclo Intermediário (6°ano) e Ciclo Final (7° ano e 9° ano); promover o fortalecimento da gestão escolar e da prática docente, articulando os conteúdos das diferentes áreas e o aprimoramento das competências leitoras e escritoras e, finalmente, propiciar a reflexão e socialização de práticas que possam fortalecer a gestão pedagógica, de modo a promover a melhoria da qualidade da educação.
Em 2013, participaram do curso a diretora da unidade escolar, Profa Lia Maura Belluzzo Queiroz Foloni,  a vice-diretora, Leodir Vendrametto e a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Lucilene Grigolin. Nesta segunda edição, o vice-diretor Danilo de Oliveira, responsável pelo Programa Escola da Família, está participando da formação continuada oferecida pelo governo paulista. 

O curso é composto por aulas presenciais e à distancia no ambiente AVA. O próximo encontro presencial está previsto para o dia 20/05/14.

Na imagem, as supervisoras Beatriz e Janete durante o curso