sábado, 31 de maio de 2014

Aluna da Escola Idalina fará intercâmbio na Espanha

Aluna da Escola Idalina fará intercâmbio na Espanha

E-mail

Em agosto Lorena vai saber a cidade e endereço do intercâmbio de 20 dias na Espanha (Rosana Acçolini)
Centro de Estudo - A estudante baririense do Ensino Médio, Lorena de Oliveira, 17, vai realizar intercâmbio de 20 dias na Espanha, no final de novembro. Ela está entre três alunos selecionados pelo Centro de Estudos de Línguas (CEL) de Jaú, instalado na Escola Estadual Major Prado.
Lorena é aluna da EE Profª Idalina Vianna Ferro e sempre estudou em escola pública. É filha do casal José Aparecido de Oliveira (Zezinho) e Marlene Regiane Macorin. Tem dois irmãos, o Miguel, 14 anos, e a Manuela, 2.

Disponível em: www.jornalcandeia.com.br 

Alunos do Ensino Médio do período noturno apresentam peça "IMITOSE"

Os alunos  Wellington Ferrini, Igor Rocha e João Paulo, do 2° ano F, do período noturno, realizaram no dia 29 de maio (quinta-feira) mais uma encenação da cômica história denominada "Imitose".  
Os ensaios foram realizados por iniciativa própria dos alunos e a inspiração veio de um vídeo disponível no youtube.
A primeira apresentação discente ocorreu no dia da abertura da Copalina. Todos puderam dar boas gargalhadas.
Os jovens já estão preparando uma nova encenação a ser realizada no mês do aniversário da escola.

Para ver os alunos representando "Imitose", clique no link abaixo: 


Da esquerda para a direita: João Paulo, Wellington e Igor (alunos do 1ºF)

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Olimpíada de Língua Portuguesa: nova atividade é realizada com alunos do 7º ano.

Os alunos do 7ºano da Profª Rita Pegoraro, de Língua Portuguesa, receberam a visita da Profª Teresinha Coletta.
No encontro com os adolescentes, Teresinha realizou um trabalho de resgate de suas próprias lembranças. A atividade agradou a todos e enriqueceu o trabalho desenvolvido no contexto da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 
Veja as fotos:

Profª Teresinha durante a conversa com os alunos

A atividade enriqueceu o trabalho da Olimpíada de Língua Portuguesa

Os alunos ouviram atentos o resgate ao passado feito pela professora


Alunos participam da 10º OBMEP

Os alunos da Escola Idalina participaram nesta terça-feira, 27 de maio,  da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 

     A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
     Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:
  • a produção e distribuição de material didático de qualidade;
  • o Estágio dos Professores Premiados, um momento de reconhecimento à competência e dedicação  desses profissionais em um  ambiente de estudo estimulante e enriquecedor. Realizada nas edições 2005-06-07-08 da OBMEP, a atividade passa por uma reformulação e um novo modelo deverá ser implementado nos próximos anos;
  • o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas da OBMEP estudarem Matemática por 1 ano, com  bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
  • o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas da OBMEP que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado);
  • a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI). Direcionada a aproximadamente 30 medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para a matemática, esta atividade visa prepará-los para participação de competições internacionais na área;
  • a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores, cerimônias  de premiação e encontros com diretores de escolas;
  • os encontros dos Medalhistas de Ouro da OBMEP, uma semana com muita Matemática e diversão, e uma ótima oportunidade para fazer amigos que também gostam de Matemática.
Na sequência veja as fotos: 


Alunos do EF durante a prova

Alunos do EM durante a prova

Escola da Família em parceria com Grêmio Estudantil promove curso de desenho

A equipe do Programa Escola da Família, em parceria com o Grêmio Estudantil "21 de Setembro", disponibilizou aos alunos da Escola Idalina curso de desenho. A iniciativa ocorre todo o domingo às 10 horas e as aulas são ministradas pelo voluntário Washington Caetano, aluno do 2ºano do Ensino Médio.
Um grande número de crianças, sobretudo do 6º ano, estão participando das aulas.
Veja as fotos:
Grupo de  alunos durante a aula de desenho

As aulas são ministradas pelo aluno Washington Caetano

As aulas estão atraindo um bom público


Alunos do 9º ano realizam experiências no laboratório

Na terça-feira, 27/05, os alunos do 9ºC, durante a aula de ciências da Profª Maria Heloísa Braz Prestes, realizaram experiências no laboratório da escola. 
A atividade estava inserida no Caderno do Aluno em sua Situação de Aprendizagem nº 8. Através dela, os alunos puderam observar um modelo explicativo de corrente elétrica gerada por uma pilha. 
Segundo a professora, todos puderam desenvolver habilidades para comparar a condutividade elétrica de diferentes materiais, observar e registrar os dados experimentais. "As atividades práticas no laboratório atraem a atenção dos alunos e geram motivação para o aprofundamento dos estudos", finaliza.
Segundo a Equipe Gestora, a utilização do material disponibilizado pela Secretaria Estadual da Educação é muito importante. Os cadernos do aluno contemplam todas as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas no corpo discente ao longo de sua vida escolar. Além disso, tais habilidades sempre são solicitadas em avaliações externas, como o SARESP. 
Na sequência, fotos da aula:










domingo, 25 de maio de 2014

Grêmio Estudantil promove campanha em prol da Santa Casa de Bariri

A equipe do Grêmio Estudantil "21 de Setembro" está realizando mais uma ação beneficiente. Desta vez, a entidade  beneficiada será a Santa Casa de Bariri, a qual solicitou a arrecadação de chá-mate e óleo de soja.
A arrecadação  está sendo organizada na forma de gincana e a classe que mais contribuir ganhará como prêmio um passeio.
As doações poderão ser feitas até o dia 5 de junho. Uma caixa foi disponibilizada na entrada da escola. O produto deverá conter o nome e série do aluno.

Caixa para doações está disponível na portaria da escola
Óleo e chá serão doados para a Santa Casa de Bariri