sábado, 19 de julho de 2014

COMUNICADO IMPORTANTE!

Em atendimento à legislação eleitoral (Lei nº 9.504/1997), os demais conteúdos desse site ficarão indisponíveis de 5 de julho de 2014 até o final da eleição estadual em São Paulo.


domingo, 1 de junho de 2014

Escola Idalina apresenta bom desempenho em Olimpíadas Internacionais de Matemática

Os alunos do 3ºano A da EE ProfªIdalina Vianna Ferro conquistaram medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras. A Olimpíada é uma iniciativa da Academia de Strasbourg, França, e é coordenada no Brasil pela Rede POC com apoio do Consulado da França em São Paulo, da Faculdade Metodista de São Paulo e do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
A Olimpíada Sem Fronteiras tem caráter diferenciado, pois as provas são realizadas não individualmente, mas em grupo.Durante duas aulas, os alunos devem responder a questões abertas de matemática, sendo o primeiro dos problemas formulado em língua estrangeira e o mesmo deve ser respondido na língua escolhida (espanhol, inglês ou francês).
"As questões dão situações-problema propostas em que é permitido o uso de materiais de pesquisa, mas é levado em consideração as habilidades de elaboração de soluções. Cada classe deve escolher apenas uma resolução de cada problema, que deve representar a classe", explica a equipe escolar. 
Os problemas são corrigidos pelos professores da escola que enviam as provas da classe com melhor desempenho nas respostas. Além  do 3ºA, outras classes conquistaram a medalha de bronze: 8ºB, 1ºA  2ºA.
Esta é a segunda conquista de alunos da Escola Idalina em Olimpíadas de Matemática. Três alunos já foram premiados na Olimpíada Internacional Canguru de Matemática no Brasil em 2014. São eles: Renan Felipe Bergamaschi de Morais (Prata), Guilherme Giovani Pessuto e Arthur Honorato Pereira (bronze). 


Alunos produzem maquetes sobre o tema "Energias Renováveis" e "Não renováveis"

Os alunos do 8º ano A e B, durante as aulas de geografia da Profª Suzana, estudaram o tema "Energias Renováveis e Não Renováveis".  O objetivo das aulas foi conscientizar o grupo discente sobre a importância da utilização da energia renovável (solar, eólica, maremotriz e hidrelétrica). Além disso, foram discutidos os malefícios da energia não renovável (petróleo, carvão mineral e nuclear).
No final dos estudos, os alunos tiveram que construir maquetes que representassem as diferentes matrizes energéticas.
Para saber mais sobre energias renováveise não renováveis, clique no link abaixo:
http://www.ecoconsciente.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=104

Veja as fotos das maquetes produzidas pelos alunos:
Usina hidrelétrica (energia renovável)

Usina nuclear (energia não renovável)

Usina termelétrica (Energia não renovável)

Usina  hidrelétrica  (energia renovável)

Energia renovável

Energia eólica (renovável)

sábado, 31 de maio de 2014

Aluna da Escola Idalina fará intercâmbio na Espanha

Aluna da Escola Idalina fará intercâmbio na Espanha

E-mail

Em agosto Lorena vai saber a cidade e endereço do intercâmbio de 20 dias na Espanha (Rosana Acçolini)
Centro de Estudo - A estudante baririense do Ensino Médio, Lorena de Oliveira, 17, vai realizar intercâmbio de 20 dias na Espanha, no final de novembro. Ela está entre três alunos selecionados pelo Centro de Estudos de Línguas (CEL) de Jaú, instalado na Escola Estadual Major Prado.
Lorena é aluna da EE Profª Idalina Vianna Ferro e sempre estudou em escola pública. É filha do casal José Aparecido de Oliveira (Zezinho) e Marlene Regiane Macorin. Tem dois irmãos, o Miguel, 14 anos, e a Manuela, 2.

Disponível em: www.jornalcandeia.com.br 

Alunos do Ensino Médio do período noturno apresentam peça "IMITOSE"

Os alunos  Wellington Ferrini, Igor Rocha e João Paulo, do 2° ano F, do período noturno, realizaram no dia 29 de maio (quinta-feira) mais uma encenação da cômica história denominada "Imitose".  
Os ensaios foram realizados por iniciativa própria dos alunos e a inspiração veio de um vídeo disponível no youtube.
A primeira apresentação discente ocorreu no dia da abertura da Copalina. Todos puderam dar boas gargalhadas.
Os jovens já estão preparando uma nova encenação a ser realizada no mês do aniversário da escola.

Para ver os alunos representando "Imitose", clique no link abaixo: 


Da esquerda para a direita: João Paulo, Wellington e Igor (alunos do 1ºF)

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Olimpíada de Língua Portuguesa: nova atividade é realizada com alunos do 7º ano.

Os alunos do 7ºano da Profª Rita Pegoraro, de Língua Portuguesa, receberam a visita da Profª Teresinha Coletta.
No encontro com os adolescentes, Teresinha realizou um trabalho de resgate de suas próprias lembranças. A atividade agradou a todos e enriqueceu o trabalho desenvolvido no contexto da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 
Veja as fotos:

Profª Teresinha durante a conversa com os alunos

A atividade enriqueceu o trabalho da Olimpíada de Língua Portuguesa

Os alunos ouviram atentos o resgate ao passado feito pela professora


Alunos participam da 10º OBMEP

Os alunos da Escola Idalina participaram nesta terça-feira, 27 de maio,  da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 

     A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
     Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:
  • a produção e distribuição de material didático de qualidade;
  • o Estágio dos Professores Premiados, um momento de reconhecimento à competência e dedicação  desses profissionais em um  ambiente de estudo estimulante e enriquecedor. Realizada nas edições 2005-06-07-08 da OBMEP, a atividade passa por uma reformulação e um novo modelo deverá ser implementado nos próximos anos;
  • o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas da OBMEP estudarem Matemática por 1 ano, com  bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
  • o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas da OBMEP que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado);
  • a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI). Direcionada a aproximadamente 30 medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para a matemática, esta atividade visa prepará-los para participação de competições internacionais na área;
  • a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores, cerimônias  de premiação e encontros com diretores de escolas;
  • os encontros dos Medalhistas de Ouro da OBMEP, uma semana com muita Matemática e diversão, e uma ótima oportunidade para fazer amigos que também gostam de Matemática.
Na sequência veja as fotos: 


Alunos do EF durante a prova

Alunos do EM durante a prova